CUIDANDO DE QUEM CUIDA

UM ESPAÇO VOLTADO PRINCIPALMENTE AOS CUIDADORES  DE PORTADORES DA DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS.

O PROJETO

Cuidando de Quem Cuida é um projeto que nasceu da união da necessidade e da experiência.

Como cuidadora de minha mãe, portadora da Doença de Alzheimer, tive a oportunidade de sentir na pele as dificuldades de como lidar com o portador da doença. Senti o quanto é difícil lidar com as próprias emoções ao se deparar com nossas inabilidades e limitações. Senti como é difícil saímos da nossa zona de conforto e termos que nos adaptar a um novo estilo de vida.

Como psiquiatra tenho tido a oportunidade de atender muitos familiares com portadores da Doença de Alzheimer. O que observo é o impacto que a doença causa em suas vidas e de forma muito intensa.  O efeito do fator emocional aliado ao desconhecimento dos sintomas e evolução da doença podem causar sérios danos à saúde física e emocional do cuidador.

O projeto Cuidando do Cuidador tem como objetivo ajudar o cuidador a se conscientizar da necessidade do autocuidado. Incluiu, além das orientações e dicas nas redes sociais (fanpage, blog, youtube e Instagran), palestras à população, orientação (mentoria) aos familiares e um trabalho voltado aos cuidados físico e emocional do cuidador.

Outro ponto importante do Projeto Cuidando do Cuidador é a conscientização da prevenção da Doença de Alzheimer. O Brasil está se tornando um país de idosos e o Alzheimer é uma doença de idosos.

A Doença de Alzheimer compromete a qualidade de vida do portador e da família. O prevenir promove mais qualidade de vida e lembranças de momentos e sentimentos que não desejamos esquecer.

Se você gostou deste projeto e conhece pessoas que podem se beneficiar dele, compartilhe este artigo.

 

OBJETIVO

– Trazer informações sobre a Doença de Alzheimer

– Dicas aos cuidadores

– Autocuidados

– Dicas de Alimentação

– Importância da Prevenção